segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mudança de atitude

Entre simbolismos e metáforas e diante da busca desesperada de alguns em encontrar um lugar de descanso e quietude na vida vejo que, muitas vezes, a resposta para as nossas mais íntimas aspirações encontra-se no interior de nós mesmos.

Vejo pessoas desesperadas à procura de auxílio médico, à procura de um lugar diferente para viver, à procura de alguém diferente para amar quando na verdade poderiam empenhar-se em procurar apenas a elas mesmas. Não existe lugar nenhum no mundo ou pessoa alguma que possa solucionar os problemas que somos capazes de criar no campo vasto e fértil de nossa própria imaginação.

Se não formos capazes de controlar a força avassaladora de nossos pensamentos então seremos para sempre escravos de nós mesmos. Não devemos nunca nos esquecer que nem tudo aquilo que se passa por nossa mente é real.

Gosto muito da metáfora que compara nossa capacidade de pensar a um alazão selvagem que vaga pelo vale fértil da fantasia. Porque, bem como um alazão selvagem vagueia sem destino pelos campos assim também é a nossa imaginação.

O desafio que enfrentamos é, portanto, encontrar um meio de tomarmos as rédeas de nossas vidas e controlarmos nossos pensamentos, pois sem domínio nossa imaginação pode nos levar a lugares inimagináveis e acabar por tornar-nos escravos de nossos próprios devaneios.

Dizem que no fundo a busca maior de todo ser humano é ser feliz, porém, não há como existir felicidade duradoura se não houver paz interior. Mas o grande problema é que médicos não têm o poder de nos dar paz interior, não existe remédio que cure sua falta, assim como não existe lugar nenhum no mundo em que se possa encontrá-la senão, dentro de nós mesmos.

É por isso que acredito que a resposta para nossas mais íntimas aspirações encontra-se na nossa atitude mental, porque, nem sempre somos ou seremos capazes de mudar, a nosso gosto, nossa situação externa, mas podemos mudar nossa atitude.


Por Oéliton Figueiredo